Especial para fãs: Entrevista com Raul Mari

Quem disse que as entrevistas são feitas somente com o nosso convite? Pois é, o Raul Mari quebrou essa regra! Ele nos contatou via Twitter e solicitou a sua própria entrevista. Arrumamos papel e caneta  todo o material necessário para produzir uma nova entrevista. Olha só como ficou:


1. Existem muitos meios de conhecer uma série. Desde uma recomendação, uma simples vitrine, pesquisando na internet, ou até mesmo pela trilha sonora! Enfim, como você chegou a conhecer Resident Evil?

Eu conheci bem jovem, tinha 7 anos e meu irmão mais velho que jogou para eu ver (ele já era bem experiente) e o jogo foi Resident Evil: 3 Nemesis. A partir daí conheci os outros jogos :).

2. A primeira vez sempre é inesquecível. Como foi jogar Resident Evil 3: Nemesis, sendo a primeira vez no jogo e na franquia?

Na época foi divertido. Achava o máximo, pois sempre gostei de aberrações... Foi jogando Resident Evil que eu conheci os filmes também, mas sempre tive a franquia de jogos como meu predileto, já os filmes não. A primeira vez na verdade foi assistindo meu irmão jogar, depois do segundo ou terceiro save eu comecei a jogar. O mais marcante disso para mim foram os hunters, eu adorava usar o lança-granadas.

3. Os filmes fazem parte de um universo peculiar na série. Assim como os jogos, os livros os mangás... Enfim, eles possuem seu público específico. Segundo a última resposta, você se enquadra mais na área dos jogos. Qual o motivo dessa preferência?

Nos jogos a gente vive a história, fazemos parte de certo modo dela e às vezes do nosso jeito. Eu me identifico muito com jogos, pois gosto de CG e pretendo ser designer de jogos também. Além disso, tenho uma relação afetiva com os personagens da série, destaco estes: Jill, Chris, Claire, Leon... E deixo claro que meu motivo de preferência é gostar realmente dos jogos, e não por não gostar dos filmes... Gosto dos filmes também...

4. A evolução da franquia é absurdamente interessante. Cada jogo novo que aparece, vemos personagens diferentes e/ou nossos carismáticos protagonistas. Em se tratando de gráficos, vemos polígonos mais bonitos, texturas mais bem trabalhadas, e zumbis mais horrorosos! O que você acha sobre isso?

Eu concordo. Nos últimos jogos a série tem deixado um pouco o terror de lado, mas acho que isso foi um ótimo passo, já que todos esperamos uma grande variedade em Resident Evil 6, isso é demais! Experimentar estilos diferenciados... Os gráficos surpreendem muito! E eles estão evoluindo a cada jogo, mas retiro o spin-off Resident Evil: Operation Raccoon City, pois os gráficos deste não me surpreenderam em nada. Mas se tratando dos jogos mesmo, eles estão cada vez mais evoluindo e acho que eles estão fazendo um perfeito trabalho em RE6, tentando agradar aos fãs e atrair novos fãs para a franquia, concluo que a CAPCOM está fazendo isso perfeitamente.

5. Resident Evil 6 pretende chegar com tudo. O game, esperado alucinadamente por muitos fãs, pretende trazer de volta o horror, aliado ao sucesso do novo modo de jogar “Resident Evil”, presente no RE4 e 5. Qual a expectativa em você?

Minha expectativa é alta, confio muito no trabalho deles e apesar de ser um velho fã confesso que prefiro os novos jogos da série. Resident Evil 6 tem os clássicos personagens, vários estilos de zumbi o que deixa mais dinâmico e talvez nos deixe sempre com um pé atrás, o que é ótimo em um jogo de survival horror. Além disso as opções que parecem simples são excelentes para deixar mais a sua cara no jogo como as opções de mira, de lifebar, etc. Eu particularmente não tenho nada para reclamar pois os problemas vistos na feira eu tenho certeza que serão corrigidos. Acho que vai ser o jogo do ano, torço para isso :)

6. Algo me deixou curioso aqui. Segundo a sua resposta, você embora seja um fã antigo, prefere o novo modo de jogabilidade da franquia. Não que isso seja ruim, na verdade é um tanto “anormal”. É bastante difícil para muitas pessoas aceitarem novidades, que geralmente ocupam o espaço de antigos modos. Eu, por exemplo, não sei determinar muito bem como conheci a série. Eu sou ― e não sou ― um fã antigo. Esquisito, não é? Pois bem, quais são as novidades que você aprovou na nova “era” de Resident Evil?

Eu sou sempre a favor de mudanças desde que elas sejam sempre para melhor, nada nem ninguém é perfeito e ninguém vai conseguir agradar a todos em tudo. Para mim a série está sempre evoluindo, embora eu prefira o Resident Evil 4 a o 5. Eu acho que os diferentes zumbis fizeram que o jogo se tornasse mais diferente, é bom mudar se não enjoa. Eu só não aprovei o excesso de ação que introduziram na série, e assim como a maioria dos fãs, prefiro o terror de Resident Evil e acho que ele está de volta de uma maneira melhor. Eu aprovo a nova jogabilidade e câmera da série, os gráficos, as histórias (que estão cada vez mais caprichando). Só não aprovo mudanças radicais, por exemplo, a morte de Wesker... Mas já me conformei. Na época de RE5 havia uma suposta morte de Jill, eu fiquei revoltado até quando eu joguei e descobri que ela estava viva. Em minha opinião, prefiro a Jill viva que Wesker [risos]. E espero que RE6 se torne o meu novo favorito, estou achando que irá acontecer isso! Inclusive gosto muito de extras destraváveis, achei bem legal este novo extra "Agent Hunt" pelo qual jogamos com zumbis e a campanha com Ada. Ah, esqueci-me de contar... Eu já fiz fanarts para o site REVIL|, onde minhas artes foram publicadas 3 vezes. Ainda faço desenhos... Tenho alguns inéditos :)

7. Nossas entrevistas estão cada vez mais cumprindo os seus objetivos! A cada dia, novos tipos de perfis são coletados, transformando a Arklay Company um “point” de descobertas. Dessa vez não foi por convite, mas tornou-se tão interessante que é impossível resistir a mais uma entrevista, não é? É por isso que fico feliz por todos gostarem de nosso projeto. Para terminar, vamos fazer uma pergunta bastante simples. O que você espera do futuro da franquia? Resident Evil, uma franquia que tem um fiel público. E aqui está mais um fã!

Eu espero sempre que a franquia evolua, como eu disse estou pronto para novidades da série e acho que os designers estão fazendo um bom trabalho. É isso. Ah... Quero agradecer pela entrevista e adorei o site! Assim que lançar Resident Evil 6 podemos marcar outra talvez [risos].