Baú musical: BGM e suas tecnologias: Mistério para não pôr defeito

BGM é a sigla, em inglês, de "Background Music", conhecido também por muitos como "Música de fundo". Sãos as melodias que trazem animação ao fundo do cenário no jogo, constituindo uma identidade musical para a mesma. Elas são importantes, pois inferem a possibilidade da realidade virtual ser muito mais fluída em nosso cérebro, dando a parecer que realmente estamos no "clima" da passagem. Bom, não é à toa que você vai revirar as memórias quando checar as faixas abaixo:



The Front Hall


Essa é uma de minhas faixas prediletas. A música de fundo é mais-que-conhecida pelos fãs da franquia, e está presente no hall principal da Delegacia de Polícia de Raccoon City, presente tanto em Resident Evil 2, como em Resident Evil 3. O seu tom vai de algo misterioso até uma aresta mais próxima do perigo que te aguarda independentemente da porta que você escolher acessar para buscar por sobreviventes. É realmente intrigante entender, portanto, se a música busca nos fazer relaxar, proporcionar um ar de mistério ou simplesmente brincar com a nossa sanidade, sabendo da gravidade do problema em cada canto desse órgão público. Nesse meio tempo, porém, não há muito a se fazer exceto seguir adiante.


A faixa ganha uma renovação bem interessante quando Resident Evil: The Darkside Chronicles dá espaço à crônica que demonstra as aventuras de Claire e Leon no incidente em Raccoon City. Dessa vez, a faixa "The Front Hall" passa rapidinho, mas com o tempo suficiente para vermos a tranquilidade e a notória mudança de timbre, dando uma sensação estranha de paz interior, mesmo que isso não dure para sempre.

Infiltration


A faixa "Infiltration" é tudo o que você precisa para realmente entender o leve teor de suspense em Resident Evil 4. Com uma melodia mais próxima de algo plausível, você consegue deixar-se ser levado pelo cenário, e é rápido de perceber que não é uma trilha exclusiva, e sim tema de fundo para inúmeros estágios do jogo. Trazendo uma percussão que te remete até mesmo a aparelhos clínicos, rapidamente conquistará os seus ouvidos, de modo a possibilitar o resto na interação jogador-personagem. Só cuidado para não baixar a guarda e acabar morrendo por algum gañado!

Entrapment


Música de fundo para a base de treinamento na ilha Rockford - durante o estágio com Chris -, "Entrapment" possui batidas misteriosas e tons arranjados que compõem uma sensação bastante intrigante. Porém, o teor mesmo é de algo mais frenético, pois o jogo logo dará espaço a um cenário gelado. Quer uma dica? Tome bastante cuidado com os Hunters, pois eles serão bem suscetíveis enquanto a música rolar, e claro: Zumbis também estarão à espreita de carne humana.

As faixas mostradas acima são músicas de fundo que deixam o jogador tenso e intrigado com o cenário, ao mesmo tempo em que proporciona diversão e um melhor envolvimento com o jogo. E você, como foi sua experiência ao deparar-se com os estágios relacionados a essas músicas?