Baú musical: Canções de ninar e Resident Evil

A música é um dos aspectos que mais garantem a profundidade num game, o vislumbramento de uma cena épica de determinado filme, ou até mesmo um simples trabalho de publicidade. Sem ela, muitas coisas não poderiam existir em determinados momentos, principalmente quando o gênero do assunto pede isto. Imagina jogar Resident Evil 4 sem escutar um "Detrás de ti, imbecile!" e sair de perto do gañado, ou simplesmente não tremer com os grunhidos do Nemesis, até mesmo não se irritar com o ganido de inúmeros Huntes na Mansão Spencer!
Em suma, o meu propósito aqui visa mostrar como a trilha sonora também faz um grande papel, e trazer curiosidades ocultas de muitos títulos que deixamos passar despercebidos. Se você já conhece estas trilhas épicas, reviva o horror mais uma vez. Caso não, a Ac não se responsabiliza pelos indevidos efeitos colaterais...


Canções de ninar...

Canções de ninar são músicas melódicas e feitas geralmente para acalantarem crianças antes de dormir, os fins sendo diversificados. Alguns são para afugentá-las do medo de escuro, outras são para acalmá-las e terem uma boa noite de sono, outras para não terem pesadelos e algumas visando nada em especial. Em jogos e filmes, elas são muito comuns para demonstrar um lado mais emocional e profundo de alguns personagens em específico, e se tratando de Resident Evil, trouxe dois exemplos bem interessantes. O mais curioso, dentre tudo, é que eles estão interligados num ponto específico.

Canção de ninar da Manuela


Conhecida como "Sleeping Beauty" - A Bela Adormecida, em tradução livre -, a canção é vista ao jogarmos o capítulo "Operation Javier", em Resident Evil: The Darkside Chronicles. Com um tom calmo e pacífico, Manuela tenta não ceder aos horrores do apocalipse zumbi ao soar em seus lábios cada palavra da canção. Num local onde todos estão sendo infectados e a carnificina é inevitável, o quanto você pode imaginar que uma música faria bastante diferença?

Canção de ninar da Alexia



Quem já jogou o Resident Evil CODE: Veronica sabe que não irá esquecer tão cedo esta melodia acima. Intitulada "Alexia's Lullaby" - Canção de Ninar da Alexia, em tradução livre -, a música é contemplada durante o jogo sobre diversas formas de timbres, indo de uma caixinha de música até um pequeno vídeo. Diferente da canção de Manuela, essa não carrega necessariamente o embargo do apocalipse zumbi. Trata-se mais fielmente da questão familiar dos irmãos, do peso carregado na tentativa de emergir o nome dos Ashfords depois de perderem a sua soberania. O objetivo deles, porém, resultaram em insucesso. E mais uma vez, Chris e Claire salvam o dia [risos]!

As diversas formas da Alexia's Lullaby

A canção ganhou uma nova voz em Resident Evil: The Darkside Chronicles. Vocês podem encontrá-la no capítulo "Game Of Oblivion":


E você? O que acha das canções de ninar presentes em Resident Evil?